14/03/2010

Alonso em ano de Alonso.


Diferentemente de quando estreou na Mclaren, a vitória de Fernando Alonso no GP do Barhein me dá a impressão de que já temos o candidato mais forte ao título da F-1 2010.

Isso é simples de explicar; a Ferrari, diferentemente da Mclaren de 2007, não tem compromisso em favorecer nenhum piloto, a menos o que esteja disputando o campeonato. Até onde sei, estando os 2 pilotos num campeonato aberto, a Ferrari não vai cometer o erro da Mclaren de ter privilegiado L. Hamilton em detrimento ao espanhol o que comprovou-se ser, no final do ano, o maior erro da escuderia, custando inclusive o título mundial ao time.

Em outros tempos, a Mclaren era o time que permitia a disputa aberta entre seus pilotos. Na era pós-Hamilton, isso me parece ser improvável. Desde que esta figura entrou na F-1 que vive deitado em berço esplêndido. Inclusive, é nesse período que o time inglês teve os maiores escândalos do esporte, um desajuste com sua história, construída ao longo dos anos e títulos conquistados de forma limpa.

A Ferrari, ao contrário, teve na era Schumacher uma excessiva atenção especial a um único piloto. Não era pra menos. O time italiano passava 20 anos sem títulos. O alemão chegou levando uma equipe técnica de sua confiança. Já era bicampeão quando chegou ao time. Tinha muita moral pra mandar e desmandar. E em nenhum momento teve sua posição ameaçada por nenhum outro piloto dentro da equipe de Maranello. Quem mais sofreu com isso foi R. Barrichello, todos nós sabemos da história.

O interessante que a Ferrari de hoje tem um outro perfil, e também a Mclaren.

Contudo o time inglês não me parece forte o suficiente pra brigar com os 2 pilotos da Ferrari.

Correm por fora, e talvez com mais chances de brigar pelo título as RBR, mais precisamente na figura de um único piloto, Vettel.

A Mercedes, espero que possa melhorar ao longo do campeonato e brigue por vitórias, mas talvez isso venha já mais tarde no campeonato, e sabemos da história, quem deixa pra chegar no fim tem muito pouca chance de reverter a pontuação geral.

Quanto a Barrichello, era melhor parar logo. Mas como ele disse, está realizando um sonho de pilotar na Williams. Enfim, os sonhos merecem ser realizados. Mas não creio na Williams brigando por pódios. Talvez numa situação muito específica de corrida, numa pista particular, etc.

Então aqui vai meu palpite para 2010;

Campeão-Alonso

Vice- Massa

3o - Vettel

*se a Mercedes melhorar, Schumacher entra na lista dos 3 melhores. Aí seriam 4! Porque com certeza o alemão vai melhorar, é preciso saber se o carro também vai.

Hamilton - 5o brigando com Rosberg

Button - desprestigiado dentro da equipe vai ser 7o colocado

webber - 8o

barrichello - vai terminar entre os 10. fim de carreira. vencendo no Brasil debaixo de chuva. espero que ao menos isso de boa recordação no ano pra ele.



Resto do Post