13/02/2010

Chico B.


Acabei de ler Leite Derramado, esse mesmo, o novo de Chico,

gostaria de deixar aqui como indicação de um bom livro. Com várias entrelinhas, na verdade a história é um misto de memórias, por vezes conflitantes, por vezes imaginadas, e dessa coletânea de memórias se vai montando um quebra-cabeças que é um retrato de 4 gerações ao menos de uma tradicional família brasileira. Tradicional leia-se, família de origem portuguesa, dessas que vieram com a corte fugida da europa, no século 19, cheia dos vícios de corrupção e concentração de poder, e da falta de compromisso e eficiência no trato das coisas públicas e que aqui se alojaram e estabeleceram essa burocracia toda que ainda prende o país no mundo dos séculos passados.

O livro retrata a decadência dessas famílias tradicionais, diante da passagem dos anos, assim como o país vai evoluindo e diminuindo essa desigualdade pomposa que existia, desde a abolição da escravatura e tal.

Mas esta não é a história do livro, na verdade não há uma história em si, há vários relatos da vida dessa família tudo aos olhos de Eulálio d'Assumpção, filho de outro Eulálio, Neto de outro Eulálio Bisneto de um outro Eulálio, Tataravô de Eulálio outro, um playboy do Rio atual.

Contudo, permeia o livro sobre uma linha tênue, a paixão de Eulálio, narrador, pela sua musa Matilde. Uma sensação semelhante a de D. Casmurro me passou a leitura desse livro nao sobre o ponto de vista literário, como muitos já disseram sobre o livro, mas sim pela dor de corno mesmo, e a eterna desconfiança que nunca se concretiza de fato.

Enfim, creio que quem ler deve desfrutar de uma boa leitura.


Resto do Post

12/02/2010

Comandante Cohen!


Esse Lúcio Ribeiro é foda, ele joga umas informações doidas e a gente fica apreensivo.

Desde que o mesmo postou em seu blog que Leonard Cohen estava para acertar sua vinda ao Brasil e america latina que eu fiquei encucado.

Agora sai uma notícia de que o mestre Cohen machucou o tornozelo e no auge dos seus 75 anos precisa de 4 a 6 meses para se recuperar. Então, se o mesmo ainda vier, será no fim do ano. desse jeito fica difícil.

Ano passado o mesmo Lúcio afirmou que o Sonic Youth vinha tocar no brasil por volta de março, mesma época de Radiohead, mas não rolou. O show aconteceu, mas em novembro. Espero que seja da mesma forma que com o Sonic Youth e ao menos o show de Leonard Cohen aconteça, com certeza teria minha presença garantida. Esse show sim, uma raridade.

Resto do Post

11/02/2010

lula-lá


apesar das piadinhas dos grupos anti-Lula,
contra fatos não há argumentos.
queria que todos os presidentes do brasil fossem ao menos, 50% do que Lula é, seria suficiente para terem nos deixado uma herança de país muito melhor do que a que deixaremos para nossos filhos, netos, quem sabe bisnetos e trinetos.
o atraso desse país é o reflexo dessa cultura das "elites".
felizmente, creio que essas críticas todas e agonia que ouço de pessoas "esclarecidas" sejam o grito de desespero dessa mesma "elite" que ao ver que seu legado maléfico e seu círculo de influências está se acabando tentam aos escândalos mudar o fato de que esse país está mudando.
infelizmente, a mudança é lenta. e a educação é sempre legada a último plano.
ah sim, a foto aí em cima reúne esses 2 grandes líderes mundiais, no momento lula visitava moçambique, era 2008.
essa semana fazem 20 anos da libertação de Nelson Mandela, esse grande personagem da história mundial.
mais pra frente haverá um post sobre ele.
abraços.

http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=27022

Resto do Post