23/05/2010

Allen de Volta!



Assisti ao penúltimo filme de Woddy Allen e o vi de volta a comédia que habitualmente faz. Depois de algum tempo rodando seus filmes na europa(seus últimos 4 filmes), neste em particular, ele retorna a sua cidade, NY, e nos traz mais um filme bem feito e divertido, como nos velhos tempos. Não que os seus últimos filmes não sejam legais também, mas são mais distintos.

Neste filme, Allen opta por não atuar, contudo, o personagem do sujeito excêntrico, intelectual, nervoso, hiperativo, está lá. Interpretado desta vez por Larry David, desconhecido para mim, ator de várias séries de tv americana, e, do clássico Saturday Night Live, nos anos 80.
Ele mantém vivo o espírito que Allen levantava, quando atuava. Em muitos momentos enxerguei o personagem de Woody na figura de Larry, com tanto que já estou habituado com o tipo.
Dessa vez, a história se desenvolve através das aventuras/desventuras por que passa Boris (Larry), um professor universitário de Teoria das Cordas que, em um súbito momento, tem sua vida modificada após um de seus surtos/devaneios o acometer a uma decisão perigosa.



A partir de então, vive a vida se isolando de certa forma das convenções sociais, e passa a ganhar a vida dando aulas de xadrez a crianças "imbecís" - como o próprio personagem diz - chegando a trocar farpas com os pequenos. Muito engraçadas são várias situações criadas, e a forma rabugenta como atua este professor aposentado.





O filme é uma beleza.
Woody Allen continua em forma, e, nos deixa mais um clássico cinematográfico, para aumentarmos nossa coleção hein Rogério! Pensou que ia ficar sem comprar mais nada do mestre?
E fique calmo que ainda estou com o seu dvd de "Interiores"!
Amanhã tentarei me lembrar de devolvê-lo.





Resto do Post