28/03/2010

Excelente F-1 2010!!


Um dos melhores GPs de F-1 dos últimos anos. Assim foi o último GP de Melbourne, Austrália.

A coisa já prometia pelo grid de largada, tínhamos uma conjectura muito interessante, que foi tema aqui do post anterior. Mas confesso que nem eu esperava uma corrida com tanta coisa acontecendo. Pra começar a chuva chegou antes da largada fazendo com que todos largassem com pneus intermediários, numa largada fantástica, F. Massa saiu de quinto para segundo, Alonso que saía em terceiro recebeu um toque de Button por trás e acabou rodando, logo de cara a bandeira amarela e o safety car na pista. Após algumas voltas com o safety car a corrida continuou com bastante emoção. Alonso e Schumacher vinham lá de trás devido a choques na largada, tentavam de tudo para chegar no grupo da frente. R. Kubica teve um desempenho sensacional, veio o tempo todo brigando entre os líderes com sua Renault. Barrichello, sem carro pra disputar a ponta, brigava alí atrás pela nona colocação. Outro piloto que vinha forte era Hamilton, mas esse mais pra frente eu explico o por que, não estava em igualdade de condições com ninguém. A medida que a pista secava e ia formando trilhos, os pilotos se arriscavam a usar pneus moles slick. O primeiro a tomar a decisão arriscada foi J. Button, sofreu na primeira volta com o controle do carro e a pista ainda molhada mas logo se viu que era o momento da troca sim, e todos seguiram o mesmo caminho. Button vinha baixando cada vez mais o tempo. Enquanto isso, Schumacher e Alonso vinham abrindo caminho entre os carros de trás, o espanhol, muito mais rápido, já se encontrava entre os 10 primeiros em pouco mais de 10 voltas. Esse esforço inicial com os pneus lisos e moles lhe comprometeria mais pra frente o desempenho do carro.

Vettel era líder seguido por Button e Rosberg, logo mais estavam Massa e Webber e Hamilton. Hamilton e Webber se enroscaram e o pior foi pra Webber que perdeu posições.

Mais uma vez a RBR de Vettel lhe tira uma vitória, problemas de freio fizeram com que o alemão saísse da prova. Neste momento Button seguia pra faturar o GP, enquanto a briga dos que vinham atrás era intensa, e ainda eram os mais rápidos da corrida. Hamilton, Alonso e Webber. Contudo o que me surpreendeu foi que Alonso após a colisão no inicio vinha com o tanque cheio ao contrário dos outros dois que tinham o carro leve pra correr a vontade, e ainda assim, viravam na mesma balada do espanhol.

Contudo a estratégia da Ferrari comprometeu o desempenho final dos seus pilotos, Alonso e Massa tiveram que guiar por muito mais tempo com pneus desgastados e freios nas últimas, principalmente Alonso que teve todo o trabalho para sair da décima oitava posição e chegar alí na frente.

Foi dessa forma que no fim do GP com um pit stop a mais e consequentemente pneus mais novos e uma mistura mais rica de combustível que Hamilton e Webber chegavam para brigar com Alonso, Massa e Kubica, respectivamente quarto, terceiro e segundo lugares. Hamilton e Webber tentavam de tudo pra passar Alonso, e mais uma vez o menino mimado da F-1 fez lambança, depois de tentar de todo jeito passar Alonso sem sucesso, tentou nas últimas se colocar por fora numa curva ao que o espanhol lhe fechou a porta e atrasou a freiada, fritando os pneus, Hamilton então se enroscou com Webber e os dois saíram da pista. Mais uma vez, pior pra Webber que perdeu mais posições. Neste ponto Rosberg já chegava pra brigar com eles e depois ficou no encalço de Alonso até o fim.

Enquanto tudo isso ocorria, Button abria cada vez mais para vencer a prova.

O campeão do ano passado já tem uma vitória, igualando-se a Alonso.

A F-1 está ficando muito boa esse ano. Não fosse a quebra de Vettel e o toque em Alonso no início, esta corrida poderia definir outros líderes para o campeonato. Com essa já são duas que Vettel perde liderando e após garantir a pole. Quando começar a vencer, o alemão será um adversário sério ao título.

1- Button

2- Kubica

3- Massa

4- Alonso

5- Rosberg

8- Barrichello

Até o próximo post!

Resto do Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário