12/09/2009

A Árvore

O frio olhar salta pela janela
para o jardim onde anunciam
a árvore.

A árvore da vida? A árvore
da lua? A maternidade simples
da fruta?

A árvore que vi numa cidade?
O melhor homem? O homem além
e sem palavras?

Ou a árvore que nos homens
adivinho? Em suas veias, seus cabelos
ao vento?

(O frio olhar
volta pela janela
ao cimento frio
do quarto e da alma:

calma perfeita,
pura inércia,
onde jamais penetrará
o rumor

da oculta fábrica
que cria as coisas,
do oculto impulso
que explode em coisas

como na frágil folha
daquele jardim.)


7 comentários:

  1. o primeiro que responder aqui nos comentários o autor do poema ganha um americano!

    ResponderExcluir
  2. jairo mariz, e esse será nosso primeiro single!

    thiago mattos

    ResponderExcluir
  3. O mestre dos mestres, o mesmo que disse que o rio capibaribe é um cão sem plumas, em um belo livro, pernambucano mas radicado na europa (foi lá se não me engano diplomata na espanha)também escreveu MORTE E VIDA SEVERINA, interpretado por nada menos que ELBA RAMALHO no filme mais para rir que para chorar, sou grande fã desse mestre PERNAMBUCANO!!!!!!!!!!!!!!!!
    Não sei se a nova administração vai ter o americano, mas podemos ver o cardapio e estudar as possibilidades!!!!!!!!!!!!!!!
    muido bom post JAIRO!!!!!!!!!!!
    a sim quase me esquecia de dizer o nome dele: hehehe, JOÃO CABRAL DE MELO NETO, segundo Murillo primo de Manuel Bandeira(MESTRE DOS MESTRES AO QUADRADO), confirme essa informação para mim por favor!!!!!!!!!!
    Vou postar o meu ainda hoje 12/09/2009
    JAIRO MUITO BOM POST (DE NOVO)!!!!!!!!!!!!!!
    ASS:ROGERIO ANTONIO MOTA SANTOS

    ResponderExcluir
  4. um americano saindo para rogério!!!
    Pode me cobrar segunda.

    ResponderExcluir
  5. ah sim, A Árvore encontra-se no livro O Engenheiro, 1942-1945. Sei que Bandeira era um de seus admiradores, bem como Carlos Drummond de Andrade e Ferreira Gullar e tantos outros grandes nomes.
    abaixo, link para uma historia sobre o poeta;
    http://www.geneton.com.br/archives/000022.html

    ResponderExcluir
  6. ai é sacanagem! olhando no google até eu! pela minha criatividade deviria ganhar um misto hehe


    thiago

    ResponderExcluir
  7. thiago vc quase acertou, chegou pertinho assim!! rsrsr

    ResponderExcluir